Rua Bela Flor, 211 | Vila Mariana | 04128-050

São Paulo - SP | Tel 11  5585-8084

BorgWarner oferece soluções limpas energicamente eficientes

Cidade de Itatiba, no interior de São Paulo, também sedia fábrica da BorgWarner / Divulgação

 

A BorgWarner, líder global em tecnologias limpas e ecoeficientes, celebra as conquistas obtidas ao longo de 2019. A marca é especialista em soluções que melhoram o desempenho e a eficiência de todos os sistemas de propulsão, desde combustão até veículos híbridos e elétricos.

 

Neste ano, a empresa anunciou o início da produção nacional do motor de partida para o sistema Start/Stop, em Brusque (SC), que terá início no segundo semestre de 2020. O produto será destinado a modelos da linha leve com motores 1.0 e 1.3 de duas grandes montadoras em operação no Brasil. Segundo levantamento da BorgWarner, esta tecnologia deverá crescer nos próximos dez anos. “O sistema Start/Stop, em 2017, estava presente em 42% dos veículos a combustão em todo o mundo. A estimativa é que, em 2027, salte para 65%. É uma alta significativa”, destaca Adson Silva – Diretor Geral da PowerDrive Systems no Brasil.

 

Ainda no segmento de leves, em 2019, a empresa elevou a produção de turbo compressores para atender à demanda crescente do mercado brasileiro e foi responsável por desenvolver o primeiro turbo flex fabricado no Brasil, para três modelos de uma das maiores montadoras do mundo e também fornecendo turbos para veículos de outras fabricantes ampliando a oferta no País. Com as regras cada vez mais exigentes de emissões e eficiência energética, a expectativa da companhia é que o uso de turbos siga em alta em todo o mundo, especialmente no segmento de veículos leves, indo de 43% em 2017 para 59% dos modelos novos em 2027.

 

Segmento de pesados

 

Uma das principais mudanças no segmento de pesados nos próximos anos será a adoção de motores Euro6 no mercado brasileiro. Para atender às regras mais rigorosas, os motores necessitarão de modificações, como a utilização de ventiladores maiores. A BorgWarner já oferece, no exterior, a nova geração de embreagens viscosas com controle eletrônico Visctronic V3X, que será produzida nacionalmente em Itatiba (SP), com aplicação em modelos pesados, extrapesados e máquinas agrícolas.

 

Na nova geração, a embreagem viscosa oferece desacoplamento até 40% mais rápido, melhor calibração em baixas rotações, redução da oscilação da rotação do ventilador e controle mais preciso na velocidade da ventoinha, garantindo ainda mais eficiência na refrigeração. O design aperfeiçoado também melhora a transferência de calor, otimizando a dissipação em 20%, e permite o uso de silicone de baixa viscosidade. Para o consumidor final, além da economia de combustível, haverá ganho em conforto ao dirigir e diminuição dos níveis de ruído e vibração.

 

Híbridos e elétricos

 

Fábrica da BorgWarner em Brusque (SC) / Divulgação

 

A demanda pela hibridização vem crescendo e a BorgWarner oferece um amplo portfólio de produtos que abrange vários sistemas, do tipo P1 (em que a máquina elétrica é conectada diretamente ao motor de combustão interna) aos híbridos P4 (nos quais os motores a combustão e elétricos atuam em eixos diferentes). No Brasil, a oferta de modelos híbridos também está aumentando e pode ganhar mais força quando combinados com um motor a etanol, matriz energética abundante no País. Essa realidade já está presente no mercado nacional.

Entre os elétricos, a previsão da empresa é que este mercado saia dos 900 mil veículos produzidos em 2017 para 5,6 milhões em 2023, globalmente. Para atender a esta demanda, a empresa também oferece diversos produtos, como módulos completos de acionamento elétrico, motores elétricos, transmissões, eletrônica de potência, aquecedores de bateria e aquecedores de cabine.

 

Seja qual for a necessidade de cada mercado, a BorgWarner está pronta para oferecer soluções que ajudem as montadoras a atender aos mais rigorosos padrões globais de emissões e economia de combustível.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Matéria de capa: um novo mundo para o varejo

05/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS 

NOTÍCIAS

Please reload