Rua Bela Flor, 211 | Vila Mariana | 04128-050

São Paulo - SP | Tel 11  5585-8084

Alunos de engenharia criam carro elétrico com componentes de alumínio

Protótipo de carro elétrico criado pela equipe Cheetah E-Racing / Divulgação

 

Cerca de 60 alunos de graduação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Minas Gerais, se uniram para fazer um carro elétrico. A empreitada levou um ano para ser concluída. O resultado será apresentado em primeira mão na Fórmula SAE, entre os dias 27/11 e 01/12, em São Paulo. A competição estudantil é organizada pela Society of Automotive Engineers com o objetivo de propiciar aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula 1.

 

Membros da Equipe Cheetah E-Racing / Divulgação

 

A equipe Cheetah E-Racing, formada pelos alunos, desenvolveu o protótipo de um carro elétrico em local cedido pela universidade e usou alumínio em diversas aplicações por ser um material mais leve e resistente à corrosão.

 

“A parceria com a Hydro vai garantir que os componentes estruturais do carro sejam otimizados. As ligas de alumínio serão usadas em peças de extrema importância, como cubo, caixa de direção e mancais de transmissão. Tudo isso possibilitará uma redução do peso do nosso carro e como consequência, o aumento da sua eficiência”, comenta Douglas Shinkawa, membro da equipe Cheetah E-Racing.

 

Durante os três dias da Fórmula SAE, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas e por avaliações das performances de cada projeto na pista. Além disso, as equipes fazem apresentações do projeto e seu modelo de negócio. Este ano, o evento chega à sua 16ª edição e reúne engenheiros de todo o Brasil para uma competição com visibilidade internacional.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Matéria de capa: um novo mundo para o varejo

05/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS 

NOTÍCIAS

Please reload