Rua Bela Flor, 211 | Vila Mariana | 04128-050

São Paulo - SP | Tel 11  5585-8084

Mais de 100 veículos realizaram inspeção veicular gratuita em Americana

12/07/2019

Ação da Umicore, em apoio à Prefeitura Municipal, fez parte de campanha em prol do meio ambiente

 

 

 

 

A Umicore, fabricante de catalisadores automotivos para controle de emissões tóxicas, realizou, pelo sexto ano consecutivo, uma ação de inspeção veicular gratuita em Americana, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, a OG Sistemas de Exaustão e a Napro Eletrônica Industrial. A iniciativa, promovida para a campanha Junho Verde, teve como objetivo engajar a população local pela melhoria da qualidade do ar e pela consciência ambiental. No total, 103 veículos participaram.

 

Dentre os veículos inspecionados, cinco foram reprovados por emitirem hidrocarbonetos ou monóxido de carbono acima do limite definido para seu ano de fabricação. Estes possuíam idade média de 14 anos. Já a média de idade dos 98 aprovados foi de 9 anos.

 

“Esta amostra revela que realizar a inspeção anual é muito importante, considerando que há muitos veículos antigos e com manutenção inadequada na frota brasileira. Os exemplares mais recentes também podem apresentar excesso de poluentes quando não utilizam combustível de boa qualidade, não fazem a manutenção devida ou que tenham sofrido alterações ilegais no motor. Neste contexto, veículos novos também podem poluir, e muito, o meio ambiente”, explica Cláudio Furlan, Gerente de Marketing & Vendas da Umicore.

 

Localizado no sistema de escapamento do carro, o catalisador tem a função de converter até 98% dos gases poluentes, provenientes da combustão, como monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos (HC) em substâncias inofensivas à saúde humana. “Dada à relevância da peça, a troca do catalisador deve ser realizada se ela não estiver funcionando corretamente. Por isso, a inspeção veicular é fundamental para este diagnóstico”, comenta Furlan.

 

A inspeção teve apenas caráter de orientação. Os veículos que estavam fora dos padrões de emissões não sofreram nenhuma punição e foram instruídos de que seus carros estavam poluindo acima dos limites permitidos por lei, e deveriam procurar uma oficina de confiança para avaliar a situação.

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Matéria de capa: um novo mundo para o varejo

05/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS 

NOTÍCIAS

Please reload