Rua Bela Flor, 211 | Vila Mariana | 04128-050

São Paulo - SP | Tel 11  5585-8084

Dia Mundial do Meio Ambiente - Descarte Consciente Abrafiltros recicla quase 14 milhões de filtros usados de óleo lubrificante automotivo

04/06/2019

 

Programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, iniciativa da Abrafiltros para atender à legislação, já reciclou volume equivalente à frota de veículos que circula no estado de São Paulo, a maior do país e que representa 30% do total de veículos que trafegam em todo o território nacional

 

Em 05 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – destaca importante marca alcançada pelo programa de Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, que já reciclou 13.968.034 de unidades desde quando foi criado em 2012 até abril de 2019. Esse volume equivale à frota de veículos que trafega no estado de São Paulo que representa 30% do total dos 44,8 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais, leves, ônibus e caminhões que circulam no País, conforme estudo de levantamento da frota do Sindipeças. Para João Moura, presidente da Abrafiltros “esse é um número significativo e que mostra a relevância do programa para a sociedade e principalmente para o meio ambiente. A logística reversa já é uma realidade e seus resultados positivos, destacam cada vez mais a importância de sua consolidação”.

 

 

O programa de logística reversa, que está implantado em São Paulo, Paraná e Espírito Santo, e em fase de aprovação governamental no Mato Grosso do Sul, abrange 174 cidades. Com o processo de reciclagem, o metal é encaminhado para siderúrgicas, o óleo contaminado para rerrefino e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras (geração energética). A coleta e a reciclagem dos filtros são feitas proporcionalmente ao volume comercializado pelas empresas participantes do programa nos estados onde há a regulamentação, segundo Marco Antônio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros e responsável pela coordenação do Programa Descarte Consciente Abrafiltros.

 

Segundo Simon, o programa vem evoluindo gradativamente e deve ser ampliado com a adesão de novas empresas já que, desde outubro de 2018, a Decisão de Diretoria CETESB n°076/2018/C, incluiu a logística reversa como requisito técnico obrigatório para obtenção ou renovação da licença de operação, no âmbito de fiscalização da CETESB. “Algumas empresas entraram em contato com a Abrafiltros para obter mais informações sobre o programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo e interessadas em fazer adesão”, comenta Simon, ressaltando que a responsabilidade é compartilhada, envolvendo fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de filtros de óleo lubrificante automotivo.

 

“Principalmente as empresas que coloquem no mercado filtros do óleo lubrificante automotivo com marca própria – inclusive montadoras de veículos – devem se adequar à legislação, para não sofrer sanções. Por ser uma iniciativa em grupo, a participação no programa Descarte Consciente Abrafiltros é vantajosa e possibilita cumprir as leis ambientais com menor investimento e em prazo reduzido, por ser uma iniciativa reconhecida e aprovada pelos órgãos ambientais”.

 

As metas estipuladas nos três estados, onde o programa está implantado, foram superadas em 2018. Em São Paulo, 828.144,57 kg de filtros usados de óleo lubrificante automotivo foram reciclados, batendo a meta de 809.985 kg; no Paraná, 283.812,68 kg, ultrapassando os 267.300 kg estipulados; e no Espírito Santo, a reciclagem somou 123.378,34 kg, ficando acima dos 117.500 kg determinados. Para 2019, a previsão é chegar a 1.250.400 kg – equivalentes a mais de 3,2 milhões de filtros usados de óleo lubrificante automotivo nos três estados.

 

Atualmente, 16 empresas participam do programa: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

 

E destacando a importância desse mês, a Abrafiltros traz o tema logística reversa para seu Ciclo de Palestras do mês de junho de 2019. No dia 27, um dia após comemorar 13 anos de fundação, a associação recebe a diretora-presidente da CETESB, dra. Patricia Iglecias, que apresentará os avanços e perspectivas da logística reversa e do meio ambiente no estado de São Paulo. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas no site www.abrafiltros.org.br.

 

Para obter mais informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, basta acessar o site www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

BorgWarner desenvolve sistema inovador de dupla embreagem com vetor de torque para veículos elétricos

01/11/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS 

NOTÍCIAS

Please reload