Rua Bela Flor, 211 | Vila Mariana | 04128-050

São Paulo - SP | Tel 11  5585-8084

Abrafiltros ultrapassa a meta de reciclagem de filtros do óleo lubrificante automotivo em 2017 no Espírito Santo

18/03/2018

O programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados de óleo lubrificante automotivo, superou a meta de 88.000 kg de filtros reciclados, estipulada para 2017 no Espírito Santo. Só no ano passado 89.939,80 kg de filtros usados foram reciclados em 20 municípios capixabas que participaram do programa. “O objetivo do programa, que veio para atender a legislação ambiental, é criar um consumo sustentável, dando a destinação adequada aos resíduos sólidos poluentes para não agredir o meio ambiente, compartilhando a responsabilidade entre os geradores de resíduos – fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes”, afirma João Moura, Presidente da Abrafiltros - Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.

 

Para 2018, 13 cidades do Espírito Santo serão incluídas no programa, totalizando 33, com meta anual de 117.500 kg. Os novos municípios são: Ibiraçu, Aracruz, Linhares, Colatina, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Castelo, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Itapemirim, Alfredo Chaves e Domingos Martins.

 

Marco Antônio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros explica que, para ampliar a logística reversa de filtros usados de óleo lubrificante automotivo, a cada ano novas metas e municípios são inseridos no programa. “Com isso, novos postos de combustíveis estão sendo consultados e podemos receber solicitações de inclusão para os 13 novos municípios, limitadas até o cumprimento da meta e o planejamento logístico e financeiro do programa”, comenta. Os postos de combustíveis interessados em participar do programa nos municípios mencionados podem enviar solicitações direcionadas para o e-maildescarteconsciente@abrafiltros.org.br, as quais serão analisadas quanto à viabilidade técnica e logística.

 

No processo de reciclagem, o metal segue para siderúrgicas, o óleo lubrificante usado contaminado vai para o rerrefino e todo o restante é enviado para coprocessamento em cimenteiras para geração energética.

 

Participam do programa 15 empresas associadas: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

BorgWarner desenvolve sistema inovador de dupla embreagem com vetor de torque para veículos elétricos

01/11/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS 

NOTÍCIAS

Please reload